Catracas Unicap
Contraditoriamente, tal medida foi aplicada alguns meses após a UNICAP ter sido reconhecida como Instituição Comunitária de Educação Superior – organizações sem fins lucrativos da sociedade civil brasileira, criadas e mantidas por ela, para o desenvolvimento do país através da oferta de educação de qualidade. As ICES são fruto da aspiração das cidadãs e dos cidadãos que, ante a inexistência da oferta dos serviços básicos que a Constituição lhes garante, se unem para poder acessá-los.
Sendo uma biblioteca do seu porte, de gigante acervo, e sendo a UNICAP uma Instituição Comunitária (que recebe recursos públicos para seu mantimento), não há justificativas para não se investir em novos livros, novas carteiras e novos espaços todos os anos a fim de atender a demanda da sociedade para que, cada vez mais, pessoas possam usufruir da biblioteca, sejam elas alunas ou não, pois uma instituição comunitária serve para “ser alternativa na oferta de serviços públicos nos casos em que não são proporcionados diretamente por entidades públicas estatais”, conforme redação do Art 4º, IV, da lei que regulamenta as ICES.
As pessoas não vinculadas à UNICAP nunca tiraram os assentos e os livros de nós. E se um dia nos faltar, é culpa da UNICAP e obrigação dela sanar o problema. É por isso que ela é uma Instituição Comunitária e por conta disso recebe recursos públicos.
O fechamento da Biblioteca Central da UNICAP para pessoas que não tem quaisquer ligações institucionais com a universidade é algo desastroso. Há várias pessoas que se