Fichamento Discurso do Método
FICHAMENTO: “DISCURSO DO MÉTODO” - RENÉ DESCARTES ALUNO: BRUNO VIEIRA CARVALHO
TURMA: MF1
DISCIPLINA: METODOLOGIA E LÓGICA JURÍDICA
PROFESSORA: ILA BARBOSA BITTENCOURT
I. Introdução
1. Vida e obra de Descartes Descartes passou, aproximadamente, 25 anos de sua vida voltado à vida acadêmica, até que foi para a Alemanha, onde começou suas reflexões. Lá, ele cria um método para resolver os problemas do espírito humano. Após escrever uma obra sobre seus métodos, Descartes tem a vontade de publicá-la, porém, com medo da atuação da Inquisição, renuncia de terminá-la. Para contornar essa situação e escapar da Inquisição, em sua obra, o filósofo viu a necessidade de provar a existência de Deus. Depois de publicar algumas obras a respeito do conhecimento que adquiriu durante a vida, Descartes faleceu em 1650.
2. A filosofia e seu método Nesta parte da introdução existente no livro, nota-se a preocupação de Étienne Gilson em provar a necessidade de um método para se alcançar a sabedoria, e que fizesse um perfeito uso do espírito, e para isso deve se estender ao corpo o método matemático. Portanto, concluiu-se que o objetivo das regras do método é “descrever a maneira como o espírito pensa quando pensa matematicamente”. Após publicar “Regras para a orientação do espírito”, Descartes percebeu a necessidade de simplificar seu método e o reduziu aos quatro preceitos abordados no livro, e que não tem o objetivo de guiar as pessoas, mas sim de apresentar o método o qual o filósofo criou.
3. A metafísica A-) A dúvida metódica A dúvida metódica é o ponto inicial para a construção de uma filosofia inteiramente pura, e consiste em, primeiramente julgar todas as opiniões anteriores como falsas, e logo em seguida usar a razão para analisarmos o porquê de colocá-las em dúvida. B-) O primeiro princípio O primeiro princípio foi o ponto de partida