Discurso do método fichamento
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LINCENCIATURA
MARIANA MARQUES FARIAS
DISCURSO DO MÉTODO: SOBRE RENÉ DISCASTES: fichanto
São Luís
2013
MARIANA MARQUES FARIAS
DISCURSO DO MÉTODO: SOBRE RENÉ DISCARTES: fichanto
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Científica do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção parcial de nota.
São Luís
2013
RESUMO:
René Descartes foi um autor que trouxe a sua vida particular, e nesse ensaio sobre o método divide em seis partes a sua experiência de juízo, e por isso traz princípios gerais e fundamentais do método.
E para o autor a natureza modifica-se de acordo com a razão e de como para cada método existe um “Deus” quando as premissas e os métodos adotados são essenciais para diferenciar o homem da natureza, que tem a racionalidade como um elemento primordial.
PRIMEIRA PARTE
“Quanto à razão ou ao senso, visto que é a única coisa que nos torna homens e nos distingue dos animais, quero crer que esta inteira em cada um, nisto seguindo a opinião comum dos filósofos, que dizem que só há mais e menos entre os acidentes, e não entre as formas ou naturezas dos indivíduos de uma mesma espécie”. ( DESCARTES,2001,p.6)
“Meu propósito não é ensinar aqui o método que cada um deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo procurei por conduzir a minha”. ( DESCARTES,2001,p.7)
“Pois parecia-me que poderia encontrar muito mais verdade nos raciocínios que cada qual faz sobre os assuntos que lhe dizem respeito, e cujo desfecho deve puni-lo logo depois” (DESCARTES,2001,p.13)
SEGUNDA PARTE
“Me persuadir de que não teria