Análise do poema retrato de Cecília Meireles
Allana Gândara Caires Sales1
Luís Antônio Cantatori Romano2
RESUMO
O objetivo fundamental deste artigo é analisar um poema muito conhecido de Cecília Meireles, intitulado “Retrato”. No primeiro momento, será exibido um pouco da biografia da autora, suas obras e características. As bases teóricas que norteiam este trabalho são fundamentais, pois são autores que estudaram a vida e a obra de Cecília Meirelescomo, por exemplo: Alfredo Bosi, Leila Gouvêa, Nádia Gotlib e Norma Goldstein que explana sobre o gênero poema. A análise partirá dos elementos formais, sendo eles: ritmo, versos, rima, figuras de linguagem e será mesclada com uma possível interpretação do poema.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma análise do poema Retrato de Cecília Meireles que foi publicado no livro Viagem em 1939; um ano antes de sua publicação, o livro ganhou o prêmio de Poesia Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras. O poema em análise é composto por três estrofes de quatro versos, algo que pode ser considerado traços trazidos do simbolismo.
Antes de qualquer coisa é indispensável apresentar um pouco sobre a vida e obra da autora do poema. Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 07 de novembro de 1901 no Rio de Janeiro, filha de Carlos Alberto deCarvalho Meireles e Matilde Benevides Meireles. Seu pai faleceu três meses antes que ela nascesse e sua mãe antes que Cecília tivesse completado três anos. A partir daí, ela passou a ser criada por sua avó Jacinta Garcia Benevides. Em 1910 concluiu o primário e recebeu uma medalha de ouro das mãos de Olavo Bilac por ter concluído o curso com distinção e louvor. Em 1917 diplomou-se pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro no Curso Normal e passou a exercer o Magistério Primário em escolas.
Com 18 anos Cecília lançou seu primeiro livro de poesias “Espectros” no ano de 1919. Casou-se com Fernando Correia, pintor português com quem teve três filhas, ele suicidou-se