FICHAMENTO DIREITOS FUNDAMENTAIS
A cultura ocidental nos traz uma nota distinta de humanismo, trazendo grande ênfase naquilo que é coletivo tanto em um âmbito religioso como no político. Ao longo da evolução do pensamento ocidental podemos visualizar a existência de determinadas regras transcendentais apontando que os súditos e os governantes estariam indistintamente submetidos.
Ao passo de que se acreditava que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, passou-se a obter também entendimento de que sendo desta forma ao ofender injustificadamente um indivíduo poderia estar ofendendo a própria divindade. Este pensamento hebraico, vindo do Antigo Testamento, fundado na igualdade entre os homens e n respeito a pessoa humana, foi integralmente absolvido pelo Cristianismo. Mais tarde tudo foi melhor aperfeiçoado pelo Apóstolo Paulo que mostrou um entendimento mais voltado para a irmandade.
Já os Greco-romanos tinham um entendimento que ia além dos direitos cristão, que inclusive influenciou o pensamento antigo, medieval e moderno. Eles vem com o pensamento do direito natural, comum a todos os homens, no qual se diz que todas as pessoas são iguais e devem ter o mesmo tratamento e estando submetidas as mesmas leis naturais, fazendo com que houvesse uma mudança na maneira de pensar ocidental.
Esta nova perspectiva foi adotada pelo direito Romano que aceito o direito natural e com isso realizou inúmeras mudanças. Tal perspectiva sobreviveu inclusive a destruição de Roma criando um elo entro o pensamento antigo e o medieval.
A ideia de que todos eram iguais e livres por natureza continuou a ser utilizada na idade medieval, porém utilizando dessa concepção os mesmos passaram a repudiar o poder absoluto dos governantes, limitando tal poder as leis da