estado classe e mov social
ESTADO, CLASSE E MOVIMENTO SOCIAL KEMILYN OLINDA FONSECA ALVES
CURITIBA 06/04/2015
1. Nome: Nicolau Maquiavel
Período de vida: Florença, 1469-1527
Concepção de estado: É o lugar onde o “Príncipe” atua. É no Estado que ele exerce sua coerção e procura o consenso, desenvolve o poder político e se criam leis que regulam a ordem social.
2. Nome: Thomas Hobbes
Período de vida: Inglaterra, 1588-1679
Concepção do estado: O estado é a garantia de paz e segurança e de fazer boas leis. Se o estado não cumpre o dever de proteção, os súditos tem a liberdade de se defender como quiserem.
Povo e governante: A soberania é indivisível, para Hobbes a melhor forma de governo [e a monarquia
3. Nome: John Locke
Período de vida: Inglaterra, 1632-1704
Concepção de estado: se preocupa com a forma em que é assumido o poder político, pois afeta a segurança, paz e liberdade da esfera privada. Para ele, o Estado é passivo de conflitos em razão da falta de leis e de coerção. Defendia que a autoridade deveria ser composta por um cargo legislativo e pelo poder executivo.
Povo e governante: Para Locke, os homens passam a se apropriar da natureza pelo seu trabalho.
4. Nome: Jean Jacques Rousseau
Período de vida: Suíça, 1712-1778
Principais ideias: Estado e sociedade civil. O estado originário do homem não é o de guerra de todos contra todos, mas um estado pacifico. Ele possui como característica a independência e é movido por duas paixões: “instinto de conservação” e a “compaixão”
Concepção do estado: Para Rousseau, a ordem política, defende e protege os interesses de poucos, ou seja, apenas dos proprietários, ratificando assim a desigualdade e a dominação política dos