Fichamento Democracia
Instituto de Economia Bacharelado em Relações Internacionais
Política I – Aldo Duran
Lucas Nascimento Franco – 11311RIT030
Fichamento III - Democracia
A teoria da Democracia contemporânea é composta por três grandes pensamentos tradicionais políticos, e são eles:
A teoria clássica que abrangia três formas de governo sendo elas a Democracia, governo do povo, se distinguindo da Monarquia, que era governo de um só e da Aristocracia que era governo de poucos.
A medieval, que tinha a soberania popular como peso.
E a moderna, que nasceu junto com o Estado moderno e disseminou duas ramificações de formas de governo, república e monárquica.
Cada qual caracterizada de acordo com sua origem histórica e formação política. Dentro de todas as proposições, se situa um espaço de tempo. Tempo este que é avaliado posteriormente nos parâmetros da Democracia e na construção de seu conceito, considerando a antiguidade da formulação do conceito, mais precisamente, a tradição.
No período histórico, se tem conhecimento da narrativa de Heredoto à cerca das três formas existentes de governo, sendo elas a aristocracia, a monarquia e o governo popular, ou “segundo o antigo uso grego, chamado de Isonomia”. – (BOBBIO, 320). Posteriormente, Platão descreve como constituintes da República, cinco formas de Governo: aristocracia, timocracia, oligarquia, democracia e tirania, sendo somente a aristocracia, válida como sendo boa. A Democracia para Platão, segundo Bobbio, é caracterizada da seguinte forma: “... nasceu quando os pobres, após conquistarem a vitória, matam alguns adversários, mandam outros para exílio e dividem com os remanescentes em condições paritárias”. – (BOBBIO, 320). Segundo o autor, a Democracia com base em critérios de legalidade, é considerada a menos boa e a menos má das formas de governo. É fraca, não traz nem muito benefício e nem muitos danos.
Aristóteles subdistingue posteriormente cinco formas da Democracia em um