Fichamento Fichamento: Escola e Democracia
Disciplina: Metodologia da pesquisa
Acadêmica: Suzana Martins
Fichamento Escola e Democracia
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 19.ª ed. Vol. 5. Campinas, São Paulo: Autores Associados: Cortez,1987. 96 p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
O livro Escola e Democracia vai falar sobre a Educação, em diferentes momentos históricos no Brasil. O autor destaca os problemas e as diversas vertentes das teorias educacionais: as não-críticas; as crítico-reprodutivistas; além da Teoria da Curvatura de Vara de Lênin. Fazendo uma reflexão crítica sobre política, democracia e sociedade.
O PROBLEMA “[...] à questão da marginalidade, as teorias educacionais podem ser classificadas em dois grupos”. (P.03) “[...] primeiro grupo, [...] a educação é um instrumento [...] de superação da marginalidade”. (P.03)
“[...] segundo grupo, [...] a educação um instrumento de discriminação social, logo, um fator de marginalização”. (p.04)
AS TEORIAS NÃO-CRÍTICAS - A PEDAGOGIA TRADICIONAL “[...] a educação é direito de todos e dever do Estado”. (p. 05)
“[...] a causa da marginalidade é identificada com a ignorância. A escola surge como um antídoto [...]. Seu papel é difundir a instrução [...]. A escola se organiza, pois, como uma agência centrada no professor, o qual transmite, segundo uma gradação lógica, o acervo cultural aos alunos. A estes cabe assimilar os conhecimentos [...]”. (P.06)
“[...] sucedeu progressivamente uma crescente decepção”. (P.06) [...] nem todos os bem sucedidos se ajustavam ao tipo de sociedade que se queria consolidar. (p.07)
A PEDAGOGIA NOVA “[...] a marginalidade deixa de ser vista [...] sob o ângulo da ignorância, [...]. O marginalizado já não é [...] o ignorante,