superando o racismo na escola
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RODRIGO VIEGAS BARROSO
FICHAMENTO: superando o racismo na escola
MACAPÁ
2014
RODRIGO VIEGAS BARROSO
FICHAMENTO: superando o racismo na escola
Fichamento apresentado como instrumento de avaliação da disciplina educação étnico raciais, referente a nota de seminário não apresentado, orientado pela professora Simone Garcia, do Curso de Licenciatura em Geografia, turma Geografia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.
MACAPÁ
2014
FICHAMENTO DO ARTIGO “DIREITO À DIFERENÇA” RERENTE AO TEXTO 7.
“Considero um desafio desenvolver, na escola, novos espaços pedagógicos que propiciem a valorização das múltiplas identidades que integram a identidade do povo brasileiro, por meio de um currículo que leve o aluno a conhecer suas origens e a se reconhecer como brasileiro”.
“Pensar em tantos brasileiros que negam sua identidade, inclusive porque a escola não lhes permitiu conhecer sua história e saber quem são, foi um dos motivos para escrever este artigo. Além disso, a observação da realidade social e educacional brasileira também pesou na escolha do tema. Constatar que, pelos dados do último censo realizado pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 45% da população deste nosso país é mestiça e que, integrando a maioria do povo trabalhador, está na classe dos menos favorecidos, apesar da sua contribuição histórica para o desenvolvimento econômico do país, e perceber, ademais, que a escola não reconhece a diversidade da formação de seus alunos, não levando em conta a experiência fora dela, instigou-me nessa tentativa de desvendar um aspecto da história de nossos antepassados”.
COMENTÁRIO: O artigo vem trazendo uma problemática histórica no âmbito escolar, onde se põe em cheque a identidade do aluno das mais variadas raças e etnias, como a autora