Resenha
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO - ESTRUTURAS AMBIENTAIS E URBANAS
DISCIPLINA: AUH – 5700 - Metodologia Científica Aplicada `a Arquitetura e ao Urbanismo.
Docentes:
Julio Roberto Katinsky
Luiz Americo de Souza Munari
Artur Rozestraten
Maria Camila Loffredo D`Ottaviano
1. Identificação da obra:
ROSSI, Paolo. “Francis Bacon. Da magia `a ciência.”
Terceira Edição.
Citt`a di Castello, dezembro de 2003.
Editora da Universidade Federal de Londrina e Editora da Universidade Federal do Paraná.
Tradução: Aurora Fornoni Bernardini.
2. Apresentação da obra: O texto se refere ao prefácio da terceira edição, escrito por Paolo Rossi, sobre as idéias de Francis Bacon. Neste prefácio Rossi, cita vários outros autores que também já analisaram as idéias de Bacon e mostra sua importância para a ciência moderna.
3. Descrição do Conteúdo:
O projeto de livro de Paolo Rossi estava interessado em mostrar "como a fIlosofia de Bacon se desenvolveu a partir da tradição cultural de sua época. Boas concedia bastante espaço a um resumo dos argumentos e das teses presentes no livro. Focalizava, em particular, as diferenças entre a imagem baconiana da magia como saber secreto e a imagem que Bacon havia construído (e incansavelmente divulgado) de uma ciência que fosse ao mesmo tempo conhecimento do mundo e intervenção sobre ele, que nascesse da colaboração e fosse, em princípio, acessível a todos. A longa resenha de Frances A. Yates na New York Review of Books, que exerceu uma influência decisiva quanto na edição inglesa do livro de Rossi e de sua fortuna.
O livro de Rossi tem o mérito de mostrar que os temas do domínio sobre a natureza e do melhoramento da condição humana através do conhecimento, temas esses tão próprios de Bacon, estavam presentes também na imagem da magia que emerge da obra de Cornelio Agrippa. Bacon é visto sobre o fundo das filosofias da Renascença que ele descarta, por