Liquidez e Endividamento
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
INDICADORES DE LIQUIDEZ E ENDIVIDAMENTO
PROFESSOR: PEDRO SALANEK FILHO
ALUNA: TALITA DE OLIVEIRA CAMARGO DOS SANTOS
CURITIBA
2014
Apresentação
A Gestão Financeira e Orçamentária de uma empresa está intrinsecamente ligado às práticas contábeis e administrativas que, na sua essência, têm a finalidade de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar dados e acontecimentos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas da pessoa física, das empresas, entidades sem fins lucrativos e até mesmo pessoas de direito público.
Sua finalidade é fornecedor informação quantitativa de natureza financeira, visando dar segurança para o processo da tomada de decisão. Através dela é que podemos analisar balanços, créditos, investimentos, a liquidez e o grau de endividamento das instituições.
Dentre as várias técnicas de análises financeiras por quocientes, cuja importância no cômputo geral é indicada para efetuar comparações, podemos destacar alguns conceitos de Análise da Liquidez (imediata, corrente, seca e geral) e do Endividamento (curto e longo prazo). É através destes indicadores que permite ao analista extrair tendências e comparar quocientes com padrões pré estabelecidos do que aconteceu no passado, para a partir daí fornecer uma base de dados para inferir o que poderá ocorrer no futuro. Dessa forma, Liquidez e Rentabilidade interagem uma sobre a outra, levando a uma certa configuração empresarial.
Assim sendo, conceituaremos a seguir os principais Quocientes (indicadores) de
Liquidez e de Endividamento de uma empresa.
1) Principais Quocientes de Liquidez
a) Quociente de Liquidez Imediata (Disponibilidade / Passivo Circulante)
Este quociente representa o valor de quanto dispomos imediatamente para saldar as dívidas em curto prazo de tempo. Dívidas que vencerão em 30, 60, 90, 120 até 365 dias (passivo
circulante)