Filosofia - Iniciando
▪ Possuirmos a capacidade de admiração, de nos espantarmos com as coisas e os acontecimentos. Este espanto tanto pode significar que sentimos amargura e indignação em face do mundo circundante, como pode querer dizer que nos sentimos maravilhados ou fascinados.
▪ Assumirmos uma atitude de interrogação. Assaltados pela curiosidade, formulamos uma infinidade de perguntas que visam detectar o sentido ou razão de ser daquilo que constatamos.
▪ Termos dúvidas acerca daquilo que vemos e do modo como vemos. Desconfiar de nós mesmos, da nossa interpretação ingénua e primária das coisas e admitir que elas talvez não sejam, não possam, ou não devam ser tal qual nos aparecem é a postura mais saudável quando se deseja conhecer a verdade da quilo que nos cerca.
▪ Reflectirmos sobre aquilo que despertou o nosso interesse. A reflexão torna-se inevitável como meio de ultrapassar as armadilhas da aparência, e chegarmos à compreensão daquilo que observamos e extrairmos conclusões para a nossa vida e empenharmo-nos na alteração dos factos com os quais não estamos de acordo.
▪ Adoptarmos uma postura crítica, antidogmática e livre.
FILOSOFIA É UMA ATITUDE
O OBJECTO E O MÉTODO DA FILOSOFIA
Todas as ciências se definem pelo seu objecto. O objecto de uma ciência diz respeito ao domínio da realidade, ao assunto ou aos problemas que ela estuda. Intimamente relacionado com o objecto está o método. O método designa os processos e procedimentos a usar e é determinado pelo objecto, já que tem de ser adequado, apropriado ao que se pretende estudar.
O