Fichamento de "o jogo dramatico infantil"
Autor: Peter Slade
Aluno: Luís Cláudio Resende
Introdução
A obra “jogo dramático infantil” tem o objetivo de mostrar as principais ideias de Peter Slade, sobre sua metodologia no ensino as crianças. Visando as varias faixas etárias das crianças, podemos observar que o jogo na vida infantil tem um direito próprio, algo que não é imposto por outro alguém (um adulto) e a oportunidade que cada individuo tem de jogar em sua vida mostra o quanto tem de ganho e de desenvolvimento.
Citações:
“O jogo dramático infantil é uma forma de arte por direito próprio; não é uma atividade inventada por alguém, mas sim o comportamento real dos seres humanos.” (SLADE, pág17, 1978).
“O jogo é na verdade a vida. A melhor brincadeira teatral infantil só tem lugar aonde oportunidade e encorajamento lhe são conscientemente oferecidos por uma mente adulta”. (SLADE, pág18, 1978).
“Jogo Dramático. Este sempre nos pareceu um bom termo, pois ao pensar em crianças, especialmente nas menores, uma distinção muito cuidadosa deve ser feita entre drama no sentido amplo e teatro como é intendido pelos adultos” (SLADE, pág18, 1978).
“Todos são fazedores, tanto ator como publico, indo para onde querem e encarando qualquer direção que lhes apraz durante o jogo” (SLADE, pág18, 1978).
“Sinceridade é uma forma completa de honestidade no representar um papel, trazendo consigo um sentimento intenso de realidade experiência, e só atingido totalmente no processo de atuar, representar, com absorção”. (SLADE, pág18, 1978).
“A criança sadia se desenvolve para realidade à medida em que vai ganhando experiência de vida”. (SLADE, pág19, 1978).
“Jogo projetado é o drama no qual é usada a mente toda, mas o corpo não é usado totalmente”. (SLADE, pág19, 1978).
“Jogo pessoal é o drama obvio, a pessoa inteira, ou eu total é usado”. (SLADE, pág19, 1978).
“A oportunidade de jogar, portanto, significa ganho e desenvolvimento”.