Fichamento de Resumo - Livro - A Alegria de Ensinar
LIVRO - A ALEGRIA DE ENSINAR – RUBEM ALVES
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 14 cap. 96 p.
Posso dizer que em sua obra, o autor quis retratar a felicidade de ser professor, e que todos os outros possam ver por esse lado também, apesar de todo sofrimento e dificuldade.
Que todos eles possam sentir prazer ao ensinar, e que passem isso para seus alunos.
As crianças também não vêem os seus professores com alegria. Eles acham que estão ali somente para cumprir regras dos seus superiores, para pode passar de ano.
Muitos alunos só têm alegria na escola, por estarem perto dos seus colegas, ou em momentos de descontração. Mas dificilmente estão alegres na hora de estudar e aprender. E os professores não se importam com isso. Não se preocupam em manter uma relação afetiva com eles, para que possam ter prazer ao aprender. E com isso vai desempolgando-os cada dia mais.
O autor fala também do que viveu em sua época de escola, e que pouco aprendeu em sala de aula. Mas buscou conhecimentos próprios, fora dela.
Escolas e universidades trabalham vários conteúdos desnecessários, que são difíceis de ser compreendido pelos seus alunos. E quando isso acontece, eles são taxados como “burros”, fazendo deles alunos tristes e desmotivados. O que não deveria acontecer. Pois os professores estão ali, para transmitir alegria e motivação, junto com a sabedoria.
Muitas crianças acham que na escola, o seu único papel é passar de ano, ou tirar boa nota, para poder ter um futuro, mas não reconhecem que não importa só passar, mas sim aprender, levar o que viu ali para o resto da vida. Só que os professores acaba sobrecarregando esses alunos, passando bastante conteúdo de uma só vez, algo que não será mais visto no seu dia-a-dia. Com isso ele pode somente decorar por algum tempo e depois esquece tudo aquilo. E os seus professores muitas vezes não observam isso, e quando percebe, não tomam uma iniciativa. E para o autor, isso o deixa horrorizado.
Rubem diz que assim