Fichamento De Montesquieu
R.A. : 21500656
Turma: D
Texto: ALBUQUERQUE, J.A. Guilhon. “Montesquieu: Sociedade e poder” em WEFFORT, Francisco (org.). Os Clássicos da Política, vol. 1. São Paulo: Ática, 1995. Pp. 111-120 A obra Montesquieu: Sociedade e poder trata sobre as concepções de Montesquieu acerca da questão do funcionamento dos regimes políticos. Inicialmente, o autor relata brevemente sobre Montesquieu, onde fala que foi um membro da nobreza, mas que não tinha como objeto de reflexão política a restauração do poder de sua classe, mas sim como tirar partido de certas características do poder nos regimes monárquicos, para dotar de maior estabilidade os regimes posteriores. Fala também que o filósofo é por vezes considerado o pai da sociologia, por outras o inspirador do determinismo geográfico, e, na ciência política, aparece como aquele que desenvolveu a teoria dos três governos. Em seguida, Albuquerque fala sobre o conceito de lei, segundo Montesquieu:
Antes de Montesquieu – a noção de lei compreendia três dimensões ligadas à idéia de lei de Deus. -Exprimiam certa ordem natural, resultante da vontade de Deus, e também um dever-ser, visto que a ordem estava voltada a uma finalidade divina; -Tinham uma conotação de expressão da autoridade: eram simultaneamente legitimas (porque expressão da autoridade, imutáveis (porque dentro da ordem das coisas) e ideais (porque buscavam uma finalidade perfeita).
Conceito de lei segundo Montesquieu – definido em sua obra fundamental O espírito das leis, como “as relações necessárias que derivam da natureza”. -Traz a política para fora do campo da teologia e da crônica, e a insere num campo teórico; - Montesquieu diz que é possível encontrar uniformidades na variação dos comportamentos e formas de organizar os homens.
A natureza e princípio de governo – quem exerce o poder e como ele é exercido, respectivamente.
Leis que regem as instituições políticas – relações entre as diversas classes em que se divide a