Associa O Casar O Da Mariquinha
A Associação Casarão da Mariquinha, é um espaço que promoverá projetos dedicados à cidade, sobretudo na preservação da memória cultural de Mogi das Cruzes. O espaço está localizado no centro da cidade. Um patrimônio material que se unirá ao patrimônio imaterial, proporcionando aos seus frequentadores, toda riqueza artística e cultural, de ontem e de hoje. O nome do espaço é uma homenagem à Maria de Souza Mello, a Dona Mariquinha, mãe do proprietário do Casarão e um dos gestores do espaço, João Camargo.
O projeto tem importância significativa para a cidade e região, a contribuir com o acervo e memória de um povo que acredita que sua história pode e deve ser contada às futuras gerações. Um casarão com oito salas à disposição do público, com salas para oficinas culturais. Sala de vídeo. Acervo fotográfico e artístico. Biblioteca. Sala de música e oficinas. Projetos e palestras nos vários segmentos: literatura, música, memória, patrimônio histórico. Situada na Rua Alfredo Cardoso, 2, esquina com a Rua Dr. Ricardo Vilela, ao lado do Largo Bom Jesus, no centro de Mogi. O espaço terá gestão cultural da Associação Casarão da Mariquinha, sob a coordenação do compositor e produtor cultural Rabicho, em parceria com João Camargo, que é o proprietário do Casarão.
Fazem parte da direção e conselho gestor da Associação Casarão da Mariquinha: José Luiz da Silva "Rabicho", João Camargo, Samuel Silva, Lidia Costa, Claudio Assis, Gil Ferreira e Vitor Gonçalves.
A Associação Casarão da Mariquinha é um espaço de ação cultural dedicado à memória e ao patrimônio material e imaterial da cidade de Mogi das Cruzes.