resumo livro senhora
“Senhora”, último romance publicado em vida por José de Alencar, representa uma das suas obras-primas e umas das preciosidades da literatura brasileira. Trata-se de um romance urbano passado na primeira metade do século XIX e retrata os valores da aristocracia escravista do Segundo Reinado, na sociedade fluminense.
A obra é uma crônica de costumes, um retrato da Corte e pode ser considerada precursora do Realismo ou Pré-realista, uma vez que, trata do tema do casamento burguês, ou seja, baseado no interesse financeiro.
II – ESTRUTURA:
O romance “Senhora” em sua estrutura é composta por quatro partes e não obedece á uma ordem cronológica:
I. Parte: “O PREÇO”
Narra os episódios em tempo presente, quando a personagem Aurélia pede ao tio que ofereça ao jovem Fernando Seixas a sua mão em casamento.
II. Parte: “QUITAÇÃO”
Faz um retrocesso e narra o passado da personagem Aurélia o que explica ao leitor o seu procedimento cruel em relação a Fernando.
III. Parte: “POSSE”
Retorna ao tempo atual e relata o desmascaramento de Fernando e o início da fase de hipocrisia conjugal.
IV. Parte: “RESGATE”
Desenrolar da trama. Intensificam-se os caprichos e as contradições do comportamento de Aurélia, ora ferina, mordaz, insaciável na sua sede de vingança, ora ciumenta, doce, apaixonada. Intensifica-se também a transformação de Fernando, que não usufrui da riqueza de Aurélia, tornando-se modesto nos trajes, assíduo na repartição onde trabalhava, e assim adquirindo, sem Perder a elegância, uma dignidade de caráter que nunca tivera.
No final, Fernando, quase um ano após o casamento, negocia com Aurélia o seu resgate. Devolve-lhe os vinte contos de réis, que correspondiam ao adiantamento do montante total do dote com o qual possibilitava o casamento da irmã, e mais o cheque que Aurélia lhe dera, de oitenta contos de réis, na noite de núpcias.
Separam-se, então, a esposa traída e o marido comprado, para se reencontrarem os amantes, a