Resumo do Livro A senhora
Neste trabalho iremos contar sobre o livro Senhora de José de Alencar escrito em 1875. É um romance que é dividido em quatro partes: Preço, Quitação, Posse e Resgate. O livro conta a historia de Aurélia e Fernando que acontece na cidade de Rio de Janeiro.
O trabalho é dividido em: enredo, narrador, personagens, tempo, espaço, conflito, clímax e desfecho.
2. Enredo
Aurélia era uma moça pobre órfã de pai, era filha da costureira Emília. Aurélia tinha um irmão chamado Fernandinho que era muito doente, com o tempo ele faleceu.
Aurélia era cuidada por uma velha parenta viúva chamada Dona Firmina Mascarenhas, seu tutor era seu tio irmão de sua mãe, o Senhor Lemos.
No livro conta que Aurélia era namorada de Fernando Seixas, um rapaz pobre, mas muito ambicioso. Fernando pensa na vida difícil que teria se si casasse com Aurélia. Como ele iria sustentar ele e ela nos caprichos que exigia a sociedade?
Fernando decide deixar Aurélia que ele amava para ir para um casamento comprado com Adelaide Amaral. Foi oferecido para Fernando trinta contos de reis para se casar com Adelaide. Aurélia fica triste e revoltada ao saber que Fernando a largou por dinheiro. Antes de se casar com Adelaide Fernando faz uma viajem e fica fora por alguns meses. Nesse tempo Aurélia recebe uma herança de seu avô paterno, Lourenço Camargo. Rica e famosa Aurélia descobre que Fernando esta voltando. Quando Fernando chega, mal sabe que Aurélia que ele amava estava rica.
Aurélia então chama seu tio Lemos para decidir sobre seu casamento, pois já tinha dezoito anos e já estava com idade para casar. Seu tio diz que tinha que arrumar um noivo , Aurélia o interrompe e diz que já sabia quem ela queria. Aurélia então pede ao seu tio para fazer uma oferta de 100 contos de reis para Fernando Seixas, mas o rapaz só iria saber com que ia se casar no dia do casamento. Lemos vai ate Fernando oferece o dinheiro e diz que a moça é linda e rica, Fernando aceita a proposta de Lemos e desfaz o