RESUMO DO LIVRO SENHORA
O livro conta a história de Aurélia Camargo, uma moça de origem humilde. Sua mãe, com medo de morrer e deixar a filha sozinha e sem condições, pedia insistentemente para que ela ficasse na janela, para que fosse admirada pelos rapazes do bairro e arranjasse um casamento. Dessa forma Aurélia conseguiu vários pretendentes, entre eles, Fernando Seixas, o grande amor de sua vida.
Fernando pediu a mão de Aurélia em casamento, mas devido os problemas financeiros e a consequente perca de liberdade que teria após o casamento, ele decidiu romper o compromisso e casar-se por interesse com Adelaide, uma moça de boa família, mas que era apaixonada por outro homem, Dr. Torquato Ribeiro, o qual não tinha condições de pagar o dote pelo casório.
Pouco tempo depois morre a mãe de Aurélia, que tem sua tutela entregue a seu tio Lemos, mas vai morar na casa de D. Firmina, uma viúva amiga de sua mãe. O avô paterno de Aurélia, um rico fazendeiro, apareceu nesse mesmo período e logo veio a falecer, deixando a neta uma grande herança.
Aurélia, agora como uma senhora rica, paga a Dr. Torquato 50 contos de reis que lhe devia, o que permite o pagamento do dote e o casamento e o casamento com Adelaide. Seixas que havia fugido pra Recife com intuito de livrar-se do compromisso, resolve voltar.
Com o auxílio de seu tio, Aurélia começa a executar seu plano de vingança. Lemos faz a Seixas a proposta de se casar com uma moça pelo dote de 100 contos. Ao aceitar, Fernando recebeu um adiantamento de 20 contos de reis e alegrou-se ao saber que se tratava de seu verdadeiro e único amor.
Os dois se casaram, e logo após a cerimônia, Fernando Seixas se declara para Aurélia, que com frieza lhe entrega a parcela restante do dote e lhe afirmou que agora era sua dona, pois o havia comprado. Após o episódio, passaram a viver um casamento de aparências, se tratando sempre sarcasticamente e dormindo em quartos diferentes.
Por algumas vezes quase ocorreu à reconciliação, porém Fernando