FICHAMENTO MONTESQUIEU
Curso: Serviço Social
Disciplina: Teoria Política Professor: Cleiton Paixão
Campus: Memorial Turma: 2º. A Período: Matutino
Disciplina: Teoria Política
Campus: Memorial Turma: 2º A Período: Manhã
AGUILAR, Enrique. Filosofia Política Contemporânea. Controvérsias sobre civilização, império e cidadania. 1ª. Ed. Buenos Aires: Clacso, 2006.
O autor Enrique Aguilar, através do texto “A liberdade política em Montesquieu: seu significado” discorre sobre a influência de Montesquieu para que Benjamin Constant popularize a distinção entre liberdade política e civil. Aguilar demonstra a concepção e a definição que Montesquieu tem acerca de liberdade e o desenvolvimento da teoria dos três poderes. Para isto, cita capítulos do Livro XI de Montesquieu e faz suas observações. O autor ainda encara o tema como estímulo para estudos e debates.
Pág. 76
“O trabalho, em compensação, estará centrado em Montesquieu, cuja concepção da liberdade preparou, sem dúvida, o caminho para a distinção de Constant.”
Aguilar atribui a Montesquieu a inspiração para que Benjamin Constant pudesse popularizar a diferença entre a liberdade política, da liberdade civil.
Pág. 76
“...chamou liberdade ao Governo que se ajustava mais a seus costumes ou suas inclinações”
Segundo Montesquieu, o povo reconhece a liberdade em um governo em que há uma identificação de seus costumes e de suas ideias. Uma lei específica para cada tipo de povo, de acordo com as necessidades de cada um (povo).
Pág. 76
“Assim é como nas democracias, acrescenta Montesquieu, se confundiu frequentemente “o poder do povo com sua liberdade” (1987): o autogoverno coletivo, por um lado, fórmula que imediatamente nos remete ao mundo antigo e ao paradigma