Fichamento de historia 1 bimestre 1 ano
Secretaria de Estado de Educação
Coordenadoria Regional Serrana I
CIA José Francisco Lippi
Teresópolis,31 de março de 2014
Aluna: Larissa da Cruz Tayt-Sohn nº 10 Turma : 1002 Luana Macedo Pinheiro nº 13
Fichamento dos Capítulos 14 e 15
A Fundação de Roma
A fundação de Roma tem duas origens. A origem mitológica conta a lenda de os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos. Segundo aversão mitologia roma teria sido fundada por Rômulo em 753 a.C .
A origem histórica da fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas .
A sociedade Romana
A sociedade romana era composta majoritariamente de indivíduos livres divididos em:
Patrícios: compunham o grupo detentor de maior pode, formado por grandes proprietários de terras
Plebeus: eram um grupo composto de mercadores, artesãos e pequenos proprietários. Os plebeus não podiam casar com patrícios e nem ocupar cargos públicos ou religiosos, porém tinham deveres públicos, como o de integrar as fileiras do exércitos
Clientes: eram em geral ex-escravos ou filhos de escravos nascidos livres. Mantinham com os patrícios uma relação de completa dependência. Ocorria uma troca de favores entre eles.
Escravos: eram pessoas capturadas em guerras ou plebeus que não tinham como quitar suas dívidas. Seus donos tinham poder de vida e morte sobre eles.
Monarquia e suas instituições
Após a Roma ter sido unificada, passou a ser governada por um rex (rei) pertencente ao grupos de patrícios. A monarquia romana não era hereditária
Rei: governava a cidade, comandava o exército, exercia funções de juiz e conduzia as cerimonias religiosas
Para auxílio do rei havia :
Conselhos de Anciões ou Senado: composto por apenas