fichamento de grandes temas da psicologia
Darwich, Rosângela Araújo; Tourinho, Emmanuel Zagury. Respostas emocionais à luz do modo causal de seleção por consequências; Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn. -2005, Vol. VII, nº 1, 107-118 Apresentação do tema: No artigo, é focado o modo causal de seleção por consequências, que é o centro das pesquisas de Skinner. Para ele, é por intermédio desse processo que as espécies, o comportamento dos organismos e as culturas evoluem. No texto, há também o destaque da analise das respostas emocionais com componentes operantes e respondentes no contexto de um modelo selecionista.
Skinner inicia seus estudos sobre reflexo com uma visão de que nele existiam três pilares: drive, condicionamento e emoção.
Reflexo: “É uma correlação entre classes de estímulos e de respostas e, deste modo, como relação do organismo como um todo, não invadido, com variáveis ambientais. ”(pag. 108)
Skinner ao longo de sua obra foi explicando o processo do comportamento operante e depois o da evolução das culturas, no modo causal de seleção por consequências, que era expirado no modelo selecionista da evolução das espécies de Darwin.
Para ele, foi na aquisição de novas respostas que os organismos conseguiram sobreviver a tantas mudanças do ambiente. Ou seja, é como se o condicionamento operante promovesse um segundo tipo de seleção por consequências.
Cita Skinner (1953/1965): “Tanto no condicionamento operante, quanto na seleção evolutiva de características comportamentais, as consequências alteram a probabilidade futura. Reflexos e outros padrões inatos de comportamento evoluem porque aumentam as chances de sobrevivência da espécie. Operantes se fortalecem porque são seguidos por consequências importantes na vida do individuo.”
Mas, sem a seleção comportamental por contingências sociais, a ontogênese não seria suficiente para garantir a adaptabilidade dos indivíduos no meio que estivesse inserido.
De acordo com a visão skinneriana o organismo só adquirirá