Fichamento de Citação - Semântica Estrutural
Bem, uma das principais preocupações de Saussure foi delimitar claramente o objeto de estudo da lingüística, o qual, em sua visão, deveria ser homogêneo e concreto para, assim, dar a lingüística um caráter científico, submetendo-a ás exigências positivas da época. Dessa forma, buscando demarcar uma área da linguagem para ser estudada pela lingüística, ele estabeleceu a dicotomia entre fala (parole) e língua (langue): a fala é a parte individual da linguagem, a qual está acima da vontade do indivíduo. (p.p, 59,60)
Isso implica uma escolha metodológica: se o lingüista decide estudar um estado da língua, o fator tempo não é levado em consideração. Também o lingüista que queira compreender esse estado deve fazer tábula rasa de tudo quanto produziu e ignorar a diacronia. (p.60)
Saussure cunhou ainda um outro conceito importante, o de signo lingüístico, que serviu como base para elaboração de outros conceitos de signos relevantes,para as discussões sobre o significado. Para ele, signo lingüístico é uma entidade psíquica que une um conceito a uma imagem acústica, e não uma coisa a uma palavra. (p.60)
A visão binária, dicotômica, de signo proposta por Saussure se opuseram Charles K. Ogden e Ivor A. Richards com a publicação do livro The meaning of meaning, em 1923, no qual eles questionam o significado de significado e o qual é sempre mencionado nos manuais de semântica. (p.61)
Esses dois filósofos propõem, então, a partir da natureza simbólica da linguagem, um conceito tripartite de significado: o significado é a relação que existe entre um símbolo, um pensamento ou uma referência e um referente... Ogden e Richards tinham em mente oferecer ao público uma forma de interpretar os enunciados de forma correta para