Fichamento de antropologia
Cultura
Natureza da Cultura.
O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano - agronomia, biologia, artes literatura, história, etc.-valem-se dele, embora seja outra a conotação.
Muitas vezes, a cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Nesse caso, uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não obteve instrução.
Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
Conceituação de estudos dos antropólogos.
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias.
O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como idéias. Pra Kroeber e kluckhohn, Beals e Hoijer, ela consiste em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a definiram como comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mais em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros englobam no conceito de cultura os elementos matérias e não matérias da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “organismo de controle” do comportamento.
Lugar Cultural
As coisas e os acontecimentos que constituem a cultura, segundo Leslie A. White, encontram-se no espaço e no tempo, e são classificadas em: * Intra-orgânica: dentro dos organismos humanos; * Interorgânica: dentro dos processos de interação social entre os seres humanos; * Extra-orgânica; dentro dos objetos materiais, situados fora do organismo humano, mas dentro dos padrões de interação entre eles.
Fundamentos da