Fichamento De Antropologia
Resumo:
Este livro é um convite à reflexão sobre as coisas da cultura. Foi projetado para estudantes que não estão se preparando para serem cientistas sociais, mas que têm antropologia no currículo de seus cursos. É também uma excelente escolha para quem quer conhecer antropologia como complemento à uma formação ou para decidir-se por ela. Com uma linguagem clara e uma abordagem leve, sem fazer concessões em relação à complexidade dos conteúdos abordos, Rafael José dos Santos apresenta, neste primeiro volume da série Para quem não vai ser, os principais elementos da antropologia, suas correntes e conceitos fundamentais, formando um painel que explica como essa forma de conhecimento foi se constituindo, como é capaz de se atualizar constantemente e contribuir para a compreensão das questões sociais. Com uma visão bem positiva das culturas, das religiões, e até mesmo das ciências biológicas ,o livro se torna assim um guia para quem se inicia nesse campo do conhecimento, mesmo para quem não vai ser um antropólogo.
Capítulo 1
“É bastante complicado definir a Antropologia pelo(s) seu(s) objeto(s) de estudos, sabe por quê? Porque eles são tantos quantos são as coisas que fazemos em sociedade!” (p.19)
“A Antropologia tem suas origens históricas, portanto, no processo de expansão do capitalismo, mais precisamente através do colonialismo e do imperialismo das nações ricas que estendiam seus domínios a lugares remotos do mundo.” (p.20)
“Agora podemos perceber como é importante dar uma “olhadinha” no contexto histórico de surgimento da Antropologia.” (p.23)
“A ideia das ciências da sociedade, como a Antropologia e a Sociologia, utilizam métodos das ciências naturais já não é mais dominante, mesmo que alguns ainda aceitem esse princípio.” (p.24)
“É claro que os seres humanos criam suas vidas tendo em vista o meio geográfico em