Projetos De Pesquisa Em Servi O Social
SERVIÇO SOCIAL 6º SEMESTRE
ELENICE CAVALCANTE DE LIMA RA: 1299511905
IRACEMA DOS SANTOS BRÁZ RA: 5729157419
LORISMAIA VIEIRA DE JESUS RA: 57334838
DISCIPLINA: Projetos de Pesquisa em Serviço Social
TUTOR A DISTÂNCIA: Kheyla Aparecida Contador Soares
TABOÃO DA SERRA 08/11/2014
RESUMO DO ARTIGO CIENCIA, METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO
(Ou Tentando Escapar dos Horrores metodológicos)
Ruben Araujo de Mattos
“Talvez seja útil iniciar uma conversa sobre metodologia refletindo um pouco sobre as concepções que temos sobre a ciência e sobre a produção do conhecimento científico. Afinal de contas, toda a vez que nos defrontamos com uma tarefa de escrever um texto acadêmico, seja uma monografia, uma dissertação, uma tese ou artigo, mobilizamos nossas imagens sobre o que é ciência, e sobre o que é produção de conhecimento científico. Essas imagens também se apresentam quando desejamos realizar uma pesquisa, estudar um tema de modo mais sistemático, ainda que ainda que não desejamos escrever um trabalho acadêmico” Nesse iniciar, Mattos faz uma reflexão sobre o que disse Karl Popper:
“Acho que só há um caminho para a ciência – ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a beleza e apaixonarmos com ele até que a morte nos separe – a que ser que encontremos outro problema ainda mais fascinante...” e pouco a pouco vai nos introduzindo no mundo maravilhoso da pesquisa, do querer sempre querer, da necessidade de fazermos parte e sermos tambem construtores do meio em que vivemos, de encontrarmos respostas para nossas dúvidas do dia a dia, de revelarmos as imagens que fazemos das nossas dúvidas e questionamentos.
Ele diz: Ciencia é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda que nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independente das opiniões (ou das opiniões) de um sujeito qualquer.tal for de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou