Como Preparar Uma Reda O
1. Ordenar as anotações - em que ordem o aluno utilizará cada uma das anotações (ou não).
2. Fazer a introdução - que deve dizer o nome do vídeo, quem o fez o vídeo ou que organização o produziu, quando (se tiver essa informação), qual é o tema central do vídeo e o que você irá fazer: recontar o que assistiu, dando sua opinião.
4. Na segunda parte, ou seja, o desenvolvimento, você precisará contar a história da língua portuguesa, ou seja, resumir o que assistiu. Escolher os argumentos, ou seja, selecionar o viés que usará para falar sobre o vídeo. Por exemplo: no caso, assistimos aos vídeos sobre a história da língua portuguesa. O que você dirá sobre isso, já que o tema é muito amplo? Restrinja-se a recontar a história como ela foi apresentada, incluindo, apenas, a sua opinião sobre trechos ou aspectos que achar mais interessantes.
Neste momento, pode-se explorar as partes mais interessantes e expor as próprias opiniões – o que o aluno achou de cada parte do vídeo que chamou a atenção – pode ser uma opinião ou argumentação positiva ou pode ser uma opinião negativa, ou seja, uma crítica a alguma cena ou alguma parte específica. Não precisa colocar todas as opiniões, escolha um aspecto, se for o caso.
5. Pode-se encerrar a redação – terceira etapa – conclua dando uma sugestão, uma orientação, ou sugerindo algo ao professor ou alunos, enfim, diga que efeitos o vídeo produziu em você.
6. Não se preocupe em escrever corretamente no primeiro momento, preocupe-se em organizar as ideias e o que pretende defender. Num segundo momento, releia com atenção e veja se está entendendo o que você escreveu. Se não estiver, procure reler em voz alta (eu sempre faço isso) e incluir pontos, vírgulas e expressões que faltam.
7. Não se preocupe em usar palavras rebuscadas, mas sim em ter um texto no qual as ideias sejam coerentes: você não pode dizer que gostou e criticar o vídeo o tempo todo. Se disser que gostou, explique por que gostou.