PROJETO DE PESQUISA SERVI O SOCIAL UNOPAR
O Projeto “Jovem, Arte e Cultura” a ser desenvolvido pela Política de Assistência Social no Município de Mantena - Minas Gerais se destina ao atendimento a crianças e adolescentes de sete a quatorze anos de idade e é parte integrante dos Programas de Proteção Básica.
Este Projeto se prepõe a cumprir os dispositivos de inserção social e cultural a partir de um desenvolvimento da forma sintetizada de alguns estilos de arte, como o desenho em grafite, a pintura ou demais artes em papel, relacionados ao Folclore Brasileiro e/ou Estórias Culturais.
O respectivo Projeto destina-se aos usuários do “Programa Semeando o Saber” do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS local, no qual atendem aos usuários na faixa etária sugerida e que se encontram nos perfis de vulnerabilidade social possuindo riscos de rompimento dos vínculos familiares e/ou sociais.
2 JUSTIFICATIVA A Política de Assistência Social tem como uma de suas principais atribuições à garantia do enriquecimento social, cultural e da emancipação dos usuários e, através da proposta de um universo de cores, da elaboração de obras artísticas tais como desenhos, recortes e artesanato voltado ao Folclore Brasileiro, este enriquecimento buscará os seus valores perdidos ou fragilizados. Segundo Mattos (2013) na medida em que os usuários utilizam diferentes maneiras para exprimir as refrações da questão social nas suas vidas, entre os quais as produções artísticas, eles caracterizam seus contextos e tempos históricos [...]. É sabido que o reconhecimento dado à capacidade de uma criança ou adolescente instiga-lhe a vontade por aprender e conhecer cumulativamente. A abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2003a) defende que as experiências geradas em um ambiente coletivo podem criar condições (desejáveis ou limitantes) para a formação de uma criança como pessoa e aprendiz. Tal abordagem entende o