Fichamento das ciências que estudam a história da língua portuguesa
Páginas
Citação
Comentários
15
.GLOTOLOGIA é a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento da linguagem.
O autor apresentou a Glotologia como ciência, essa estuda a origem da linguagem e como se deu seu desenvolvimento por meio dos falantes.
15
A Glotologia estuda uma ou mais línguas, sem outra finalidade que não seja o seu conhecimento. Para ela, tanto monta aplicar-se a um idioma bárbaro, sem monumentos literários, como a outro que tenha rica literatura.
Essa ciência não está preocupada em estudar a estética, a linguagem erudita da língua, mas sim em estudar sua origem, seu desenvolvimento, por mais que a língua em questão não tenha uma rica literatura.
16
Filologia é a ciência que estuda a literatura de um povo ou de uma época e a língua que lhe serviu de instrumento.
A filologia estuda especificamente a literatura de um povo e a língua que fora escrita.
18
Qualquer estudo feito no sentido de reconstituir textos antigos de uma língua, corrigi-los quando errados, restituí-los à sua genuinidade quando interpolados, constitui trabalho de Filologia.
A filologia incube a estudar desde a glotologia, pois ela estuda desde a origem das palavras, essa ciência estuda os dados etnográficos de uma língua dentro de sua literatura, ela surgira para suprir a necessidade de interpretar as literaturas dos povos antigos.
29
A principio, o que existia era simplesmente o latim. Depois, o idioma dos romanos se estiliza, transformando-se num instrumento literário. Passa então a apresentar dois aspectos que, com o correr do tempo , se tornam cada vez mais distintos: o clássico e vulgar.
.Nesse momento o autor nos apresenta outra língua derivada do latim clássico, o latim vulgar, essa nova estrutura linguistica era falado pelos povos que os romanos colonizavam, pois os romanos obrigavam-os a falar o latim como idioma principal e estes foram