Conhecimento e Identidade Profissional
A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. O homem para compreender-se deve conhecer a si e o meio ambiente pois,
“Constantemente, há mudanças mútuas no homem e no meio ambiente, que vão se estabelecendo de acordo com as interações destes, nas quais homem e mundo se relacionam num processo continuo e repleto de transformações.” (MENDES, 2002). Entende-se, portanto, que homem e natureza coexistem, em que um “molda” o outro, tendo forte influência nas transformações que acontecem com os mesmos.
A biologia tem fundamental importância para a compreensão da natureza. O homem, fazendo parte da natureza, pode conhecer a si próprio. Seus limites e suas possibilidades, as diferentes mudanças ocorrentes e o motivo dessas mudanças. Corpo Corpo – a substância física de cada homem ou animal. No ser humano o corpo, também chamado soma (do grego transliterado sôma), é considerado como o organismo material, abstraído de suas funções psíquicas e, em biologia, engloba o conjunto dos tecidos vivos que perpetuam a espécie e a mantém viva. Convém destacar que a palavra corpo também é usada como sinônimo de cadáver, ou seja, de um ser humano morto. A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.
O corpo é construído historicamente, e sendo construído historicamente podemos localizar bem o significado ou a percepção do que vem a ser corpo para cada época ou ao longo da historia.
Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química, é uma porção de matéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptível no céu: as estrelas são