Fichamento Do Livro Literatura Comparada Tania Franco Carvalhal
Instituto de Letras
Professora: Íris Amâncio
Disciplina: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa -2014/2
Alunas: Beatriz Oliveira Barbosa
Fichamento do Livro: CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada.
São Paulo: Editora Ática, 1986.
1. Literatura comparada: os primórdios.
p. 5- “A “literatura comparada” designa uma forma de investigação literária que confronta duas ou mais literaturas.”
p. 6- “... é adotado um certo ecletismo metodológico. Em estudos mais recentes, vemos que o método (ou métodos) não antecede à análise, como algo previamente fabricado, mas dela decorre. Aos poucos torna-se mais claro que literatura comparada não pode ser entendida apenas como sinônimo de “comparação”.
p.6- “Comparar é um procedimento que faz parte da estrutura de pensamento do homem e da organização da cultura.
p.7- “Pode-se dizer, então, que a literatura comparada compara não pelo procedimento em si, mas porque, como recurso analítico e interpretativo, a comparação possibilita a esse tipo de estudo literário uma exploração adequada de seus campos de trabalho e o alcance dos objetivos a que se propõe.”
p.7- “Em síntese, a comparação, mesmo nos estudos comparados, é um meio, não um fim.”
Breve história:
p. 8- “O surgimento da literatura comparada está vinculado à corrente de pensamento cosmopolita que caracterizou o século XIX, época em que comparar estruturas ou fenômenos análogos, com a finalidade de extrair leis gerais, foi dominante nas ciências naturais.”
Em território francês:
p.9- “Ali [França] o emprego do termo ‘literatura’ para designar um conjunto de obras era aceito sem discussão desde o seu aparecimento, com essa acepção, no Dictionnaire philosophique de Voltaire, enquanto na Inglaterra e na Alemanha a palavra ‘literatura’ custou mais a ganhar esse conceito.”
p.10- “A difusão da literatura comparada coincide, portanto, com o abandono do predomínio do chamado “gosto clássico”, que cede diante da noção