Fichamento - Consciência de Classe
Consciência de classe – E. P. THOMPSON
Informações básicas:
THOMPSON, EDWARD PALMER. “Consciência de classe” In: A formação da classe operária inglesa – A força dos trabalhadores (volume III). Londres: Victor Gollancz Ltd, 1963, págs. 303-343.
Informações básicas sobre autor e obra: Edward Palmer Thompson nasceu em 3 de fevereiro de 1924 na cidade de Oxford, no Reino Unido e foi um historiador britânico, escritor, socialista e é considerado um dos maiores historiadores ingleses do século XX. Foi um dos principais membros do Partido Comunista Inglês e é também contemporâneo de outros historiadores do considerado “marxismo inglês”. Teve importação atuação durante a Segunda Guerra Mundial participando ativamente da guerra e também no Movimento Popular da Inglaterra. Deu aulas na University of Leeds e Universidade de Warwick, ambas no Reino Unido. Também deu aulas em universidade norte americanas como as de Brown, Darmouth College, Rutgers e Pittsburg. E também na Queen’s University de Kingston em Ontario no Canadá. Morreu na cidade de Worcester, na Inglaterra em 28 de agosto de 1993, com 69 anos.
Suas obras em geral tinham algum vínculo com questões relacionadas aos trabalhadores e isso se deve ao fato de sua experiência acumulada adquirida em suas participações em eventos de causas populares. Seus estudos estão relacionados a história social, de onde parte de história do trabalho à história da cultura servindo de inspiração a diversos outros temas.
A obra “A Formação da Classe Operária Inglesa” foi primeiramente publicada em 1963 na cidade de Londres (nesse período ele lecionava na Universidade de Leeds). O livro é dividido em três volumes (A Árvore da Liberdade, A Maldição de Adão e A Força dos Trabalhadores) e é considerado um clássico da historiografia de movimentos sociais das classes trabalhadoras. O objetivo principal da obra é mostrar que na Inglaterra entre os anos de 1790 e 1832 ocorreu uma mudança no comportamento da classe