Biologia
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF
Sociologia da Educação
(Fichamento)
Belém do São Francisco – PE
Setembro/2012
Grupo: Ademir Alves, Edilza Souza, Genayanne Barros, Natália Marçal, Roberta Carlos, Rosilane Rodrigues.
Orientador: Marcos Tuxá
Sociologia da Educação
(Fichamento)
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, solicitado pelo professor Marcos Tuxá, da disciplina de Sociologia da Educação como requisito necessário para obtenção de nota parcial.
Belém do São Francisco – PE
Setembro/2012
FICHAMENTO
Capítulo I
Breve sociologia do professor virtual
Os estudantes da geração MTV mostram uma capacidade notoriamente decrescente para acompanhar ou formular uma argumentação sistemática e evidenciam uma cegueira para a história que não é apenas ignorância do passado, mas a perda total de um senso de conexão histórica (LEVINE, 1997, P. 19).
Peço licença para começar com uma nova experiência pessoal. Além do trabalho na minha universidade, acumulo agora também o ofício de “professor virtual”. Mantenho um site na Internet sobre política e sociologia, e recebo e-mail de “alunos virtuais”, estudantes de universidades de todos os cantos do Brasil que escrevem pedindo sugestões bibliográficas, indicações de fontes para pesquisa, fazem download dos textos que deixo à disposição, etc. É um diálogo prazeroso de professor, na medida em que é uma extensão do meu trabalho de professor: mas ás vezes, devo confessar, é um pouco estarrecedor. Um único exemplo pode ilustrar o que quero dizer.
Capítulo II
Sociedade, educação e vida moral
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Somos nós quem fazemos a hora? Ou a hora já vem marcada, pela sociedade em que vivemos? O que, afinal, o “sistema” nos obriga a fazer em nossa vida? Qual a nossa margem de manobra? Qual o tamanho da nossa