Fichamento "Comédia dos Burros"
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA LATINA
DOCENTE: RINALDO BRANDÃO
DISCENTES: DÉBORA FIALHO VITORINO
MARÍLIA ROSALLINA PEREIRA
FICHAMENTO
A COMÉDIA DOS BURROS
PLAUTO
CAMPINA GRANDE
2014
A Comédia dos Burros é seguida em quatro atos, aos quais, cada ato, dividido por cenas. Seu título, se deve a um pormenor da intriga, que refere-se ao negócio dos burros. Trata-se de uma comédia de engano, que une ao motivo central da trama a tentativa de extorquir ao mercador estrangeiro as vinte minas e os motivos secundários das rivalidades amorosas entre pai e filho.
PERSONAGENS:
Líbano (escravo de Deméneto)
Deméneto (velho, pai de Argiripo)
Diábolo (jovem, amante de Filénio)
Cleéreta (alcoviteira, mãe de Filénio)
Leónidas (escravo de Deméneto)
Um mercador
Filénio (cortesã, filha de Cleéreta)
Argiripo (jovem, filho de Deméneto, amante de Filénio)
Um Parasita
Artémona (mulher de Deméneto)
ARGUMENTO: Um velho, que vive submetido à autoridade da sua mulher, quer ajuda com dinheiro o seu filho, que está apaixonado. Por essa razão ordenou que fosse entregue ao seu escravo Leónidas o dinheiro da venda de uns burros que devia ser confiado a Sáurea. Este dinheiro é levado para a amante, e o filho cede-a ao pai durante uma noite. Um rival furioso, por lhe ter sido roubada a rapariga, vai contar, através do seu parasita, toda a tramoia à mulher do velho. A mulher aparece e arranca o marido do bordel.
PRÓLOGO: Agora, espectadores, prestem atenção, por favor; e que o espetáculo seja um êxito para mim, para vocês e para a companhia, e também para os diretores e para aqueles que o contrataram. Agora tu pregoeiro faz que o público seja todo ouvidos.
AÇÃO PRINCIPAL: inicia-se com um diálogo entre o escravo Líbano e o velho Deméneto, sobre Argipiro, seu filho. Líbano declara a Deméneto que seu filho encontra-se com uma doença, doença esta, que se