Fichamento Cap 5
Turma: DR1PQ06
MASCARO, Alysson. Filosofia do Direito: A filosofia do Direito de Aristóteles. Ed. Atlas, 2013. Capítulo 5, p. 64 a 90.
A filosofia do direito de Aristóteles
[...] Suas reflexões foram tidas como o mais alto patamar de ideia sobre o direito e o justo já construídas. (p.64)
[...] Envolvido no ambiente filosófico que ensejou o socratismo e o platonismo, ainda que a seu modo. [...] Em que a experiência é elemento fundamental de sua reflexão. [...]Aristóteles construiu sua filosofia tendo por base as realidade que se apresentavam ao seu estado. (p.64)
[...] Ao contrário de Platão, que analisava a situação social do seu tempo e estabelecia planos de transformação da realidade, Aristóteles consolida as opiniões, as possibilidades, os fatos e as situações da realidade, mas sem tomar partido maior dos caminhos de mudança ou de alteração do já dado. (p.64)
[...] Aristóteles, na sua volta a Atenas, organizou [...] uma série de reflexões em vários campos do saber [...] que alcançou várias áreas, consolidou-se de modo bastante sistemático. Aristóteles é mesmo considerado o maior sistematizador de toda a filosofia em sua história, pelo caráter estruturado e lógico de seu pensamento. Não só na filosofia geral Aristóteles brilhou [...] nas questões relacionadas a todos os campos da ciências humanas, política, sociologia, ética, Aristóteles representou o que houve se melhor no pensamento clássico. (p.65)
[...] Aristóteles é o maior pensador das questões do direito e da justiça já havido até seu tempo. [...] Participou também [...] da política e da confecção de muitas legislações em muitas pólis. [...] Escreveu um projeto de constituição para Atenas. (p.65)
A justiça e suas espécies
[...] Separa dois grandes campos de compreensão sobre a justiça. Ela pode ser tomada no sentido universal e no sentido particular. (p.66)
Justiça universal e particular
Na sua perspectiva universal, a