fichamento do livro do gombrich cap 5
“O grande despertar da arte para a liberdade tinha ocorrido nos cem anos entre, aproximadamente, 520 e 420 a. C. Em finas do século V a. C., os artistas já haviam adquirido plena consciência de seu poder e mestria, e o mesmo se passava com o público.(p.99)
Os artistas na época, a. C já tinham plena consciência de seu poder de passar através de sua arte os conceitos de liberdade, nessa época eram olhado e desprezado mais eles conseguiram despertar nas pessoas o interesse pela arte e seus estilos.
“O Partenon fora edificado no estilo dórico (p.83, Fig. 50), mas nos edifícios ulteriores da Acróple, foram introduzidos as formas do chamado estilo Jônico.”(p.99)
Os grandes artistas procuravam mesclar seus estilos, e formas usados em outras cidades como o estilo dório no Partenon procuram usar essas mesma formas em outras artes no estilo Jônico em Acrópole com a mesma graça e leveza na pintura e escultura.
“O maior artista desse século Praxíteles, era sobretudo célebre pelo fascínio de sua obra, a doçura e o caráter insinuante de suas criações.”(p.103)
Seu trabalho, mas famoso, cujo louvor foi cantado em muitos poemas, representava a deusa do amor, a jovem Afrodite entrando no seu banho.
“Na obra de Praxíteles, todos os vestígios de rigidez desaparecem. O deus ergue-se diante de nós numa postura descontraída que, contudo, não prejudica a sua dignidade. Mas se meditarmos um pouco sobre o modo como Praxiteles obteve esse efeito, começaremos a entender que nem mesmo então fora esquecida a lição da arte antiga.(p.103)
Aqui Praxíteles, consegui da efeito de movimento em suas obras com isso ele quebra a rigidez fazendo desaparecer mais mesmo assim ele não esquece que aprendeu no passado e procurava mostrar um corpo humano perfeito e clareza querendo com isso da movimento nas suas estátuas mostrando ate ossos e músculos através de sua arte.
“Na época de Praxíteles, esse método produziu seus frutos mais maduros.”(p.105)
Pois com seus