Trabalho De Administrativo Educa O
Por ter a Suíça uma diversidade linguística muito grande, o sistema educacional acaba tendo diferenças entre seus Cantões. Os Cantões são responsáveis pelas estruturas de educação (Escola Básica, Universidades, Escolas Superiores Técnicas), enquanto a administração destas é feita pela Comuna (município).
Educação infantil e Ensino Fundamental.
Quase toda a população frequenta uma escola pública na Comuna em que reside. São poucos os alunos que frequentam escolas particulares. As escolas públicas alcançaram melhores resultados no estudo PISA (que faz uma comparação com os rendimentos escolares internacionais), do que as escolas particulares.
Todos os Cantões oferecem Educação Infantil gratuita e a duração é de um a dois anos. Apenas o Cantão Ticino é exceção, durando três anos.
Assim como no Brasil, o Ensino obrigatório começa aos seis anos de idade com a pré- escola (Kindergarten), e a escola- primária a partir dos sete anos durando de quatro a seis anos. Em seguida o aluno passa para o Sekundarstufe I (do 5º ao 9º ano). Com a conclusão do Sekundarstufe (Ensino Fundamental) os alunos terminam os nove anos obrigatórios de ensino escolar.
Particularidades do Ensino na Suíça.
Por conta dos Cantões, a Suíça dá uma atenção especial ao ensino de idiomas. As línguas maternas, que são o alemão, o italiano, o francês e o romanche, diferem conforme a região do país. E durante o Ensino Fundamental os alunos aprendem no mínimo mais dois outros idiomas, além da língua materna. Sendo um segundo idioma falado no país e o inglês.
Em alguns Cantões as turmas são divididas conforme o rendimento dos alunos e há também a possibilidade de o aluno escolher focar os estudos em uma área em que tem mais interesse, como por exemplo, matemática, ciências biológicas.
Formação Pós - Obrigatória.
A formação pós-obrigatória (Ensino Médio e Faculdade) normalmente é baseada em decretos federais ou inter-cantonais. Pois, os Cantões são responsáveis pela execução e direção das escolas.