Fichamento As Origens do Pensamento Grego
O aparecimento da polis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições. (p.53)
A polis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. (p.53)
Desde seu advento, marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tornam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos. (p.53)
Um dos mais relevantes fatores a se destacar sobre o sistema da polis, é a preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. Instrumento político por excelência, a chave de toda autoridade no Estado, o meio de comando e de domínio sobre outrem. (p.53-54)
Poder da palavra lembra eficácia das palavras e das fórmulas em certos rituais religiosos, ou o valor atribuído aos “dito” do rei quando pronuncia soberanamente a Themis. (p.54)
A palavra não é mais o termo ritual, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação. (p.54)
A escolha puramente humana é que me a força de persuasão respectivas dos dois discursos, assegurando a vitória de um dos oradores sobre seu adversário. (p.54)
Todas as questões de interesse geral em que o Soberano tinha por função regularizar e que definem o campo da arché, são agora submetidas à arte oratória e deverão resolver-se na conclusão de um debate. (p.54)
Entre a política e o logos, há assim uma relação estreita, vínculo recíproco. A arte política é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, por intermédio de sua função política. (p.54)
A retórica e a sofística abrem caminho às pesquisas de Aristóteles ao definir, ao lado de uma técnica da persuasão e ao pôr uma lógica do verdadeiro. (p.54)
O cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social, é mais uma característica relevante da polis. (p.55)
A