Fichamento aristóteles
Fichamento do livro: Teoria das Formas de Governo
Autor: Norberto Bobbio
Disciplina: Teoria Política
ARISTÓTELES
Aristóteles aborda as teorias da forma de governo em seu livro: “Política”, ideias ainda hoje muito utilizadas. Porém, em seu livro vamos perceber que as teorias das formas de governos são denominadas de Politéia, ou seja, Constituição.
"A constituição é a estrutura que dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e, sobretudo da autoridade soberana", ou seja, é a "ordenação das magistraturas", explica Aristóteles.
"Como constituição e governo significam a mesma coisa, e o governo é o poder soberano da cidade...” Aristóteles acaba por classificá-las em: * Constituições retas: reino, aristocracia e polida, onde os governos buscam o bem comum; * Constituições desviadas: tirania oligarquia e democracia, que não miram utilidade comum, corrompidas ao visar o interesse próprio.
Para Aristóteles, o critério de “quem governa” (quantidade) e “como governa” (bem ou mal) forma seis formas de governo acima citadas. Norberto explica: “com base nesse critério, a ordem hierárquica das seis formas é a seguinte: monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia, tirania”.
“A razão pela qual os indivíduos se reúnem nas cidades - isto é formam comunidades políticas — não é apenas a de viver em comum, mas a de viver bem”, o que não ocorre quando os governos se corrompem.
Norberto aprofunda-se ainda na explicação de algumas formas de governo: * A monarquia despótica, onde se percebe que apesar da tirania, ela é legítima, pois para Aristóteles existe o povo servil, que suportam e necessitam dessa tirania, que de forma alguma se compara à tirania ilegítima. * Sobre a politia, "é, de modo geral, uma mistura de oligarquia e de democracia”. Surgindo de duas formas corrompidas acaba que “é uma fórmula vazia, uma ideia abstrata que não corresponde, concretamente, a qualquer