Jatoba do cerrado
NOME POPULAR:
Jatobá-capão, jatobá-da-casca-fina, jatobá-do-campo, jataí, jutaí...
NOME CIENTÍFICO:
Hymenaea stigononocarpa (Mart) Hayne, (da família dos leguminosae)
ÁREAS DE OCORRÊNCIAS:
A espécie stigonocarpa (fig. A), é amplamente distribuída em todo o Brasil Central, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Goiás... É característica exclusiva do cerrado. Ocorre naturalmente em solos secos e, de fertilidade química baixa, mas sempre em terrenos bem drenados
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA:
Espécie heliófila, não tolera baixas temperaturas. É uma árvore decídua. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 20m de altura e 50 cm de DAP (diâmetro a altura do peito, medido a 1,30m do solo), na idade adulta.
Seu tronco é tortuoso (fig. B), com fuste curto. Sua ramificação é dicotômica e a copa é baixa. A copa mede até 3 cm de espessura. A superfície da casca externa ou ritidoma é profundamente sulcada, de coloração parda avermelhada, com cristas planas e duras, a casca interna apresenta-se estratificada, com listras paralelas mais claras e escuras.
Suas folhas (fig. C) são alternadas, compostas bifolioladas, pecioladas, com estípulas caducas; folíolos curto-peciolulados e subsésseis; limbo com 6 cm á 23,5 cm de comprimento e 3,5 cm a 7 cm de largura, elíptico a ovado-reniforme, de pergaminoso a coriáceo, frequentemente com pontuações translúcidas, sendo maiores e mais duras.
Inflorescência em cimeira terminal, bracteada, com até 30 flores.
As flores (fig. F) são grandes, com pétalas pouco excedentes ao cálice.
O fruto (fig. G) é um legume seco, indeiscente, monospérmico ou polispérmico (mais comum), alongado, ápice arredondado ou levemente retuso, base arredondada e margem inteira ou levemente ondulada, medindo 8,7 cm a 20 cm de comprimento, 2,1 cm a 6,5 cm de largura e 2,0 cm a 4,3 cm de espessura; a textura é rugosa devido à presença de pontuações, pequenas, salientes e arredondada; apresenta a linha