Aminoacidos
Entre dois aminoácidos existe uma ligação química chamada ligação peptídica. Através desta ligação formam-se cadeias de aminoácidos que adotam formas e combinações químicas diversas. Dois aminoácidos ligados formam dipeptideo, três aminoácidos, um tripeptideo e assim sucessivamente. A combinação de mais de 50 aminoácidos forma uma proteína.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos naturais e nós seres humanos, temos a capacidade de sintetizar 80.000 a partir de inúmeras combinações entre estes aminoácidos.
Classificação
Os aminoácidos se classificam de diversas categorias de acordo com as suas características físico-químicas e nutricionais.
Do ponto de vista nutricional eles se dividem em três categorias: * Especiais – sua síntese é inadequada no organismo animal,assim não satisfazendo a velocidade de utilização, necessária para o crescimento e desenvolvimento natural. Portanto devem ser fornecidos através de alimentação; * Condicionalmente essenciais - podem ser considerados essenciais para o organismo em determinado estado fisiológico de desenvolvimento (exemplo na infância ) ou condição clinica( exemplo bebes prematuros); * Não essenciais – podem ser sintetizados pelo organismo em nível celular a partir de substancias fornecidas ou não pela alimentação.
Função
O papel principal dos aminoácidos é a participação no processo de síntese de proteínas, mas alem desta função, quase todos exercem um papel especifico, por exemplo, o triptofano é precursor da vitamina Niacina, a argininha, a glicina e a metionina estão envolvidas na síntese de creatina, a tirosina é precursora da melanina, o fator determinante