Anamnese
R. Mauricio, Metodos na Psicologia, editora Teorema,
Edição 7ª, 1986, Lisboa.
Introdução?
Metodo experimental em psicologia
As etapas do método experimental em psicologia:
1. Formulação de um problema –pergunta de partida
Apresentação de uma hipótese –A hipótese é uma explicação que achamos boa para um problema e que vai ser testada ou experimentada ou uma resposta prévia do problema acima referido.
2. Experimentação É o controlo e manipulação das variáveis – esta etapa tem várias fases:
a) Identificação das variáveis relevantes As variáveis relevantes são as variáveis entre as quais se procura estabelecer uma relação causa-efeito. Analisando a hipótese, surge em primeiro lugar a variável independente . Em segundo lugar surge a variável dependente
A variável independente é o fator ou comportamento que é manipulado pelo experimentador com o objectivo de observar o efeito dessa manipulação noutro factor ou comportamento que é a variável dependente. À V.I. dá-se também o nome de variável experimental ou activa. Diz-se independente porque pode ser manipulada independentemente de outros factores.
As variável dependente é o factor ou comportamento que depende da manipulação da variável independente. Diz-se dependente porque depende da manipulação da V.I. e do que acontece aos sujeitos na experimentação.
Assim, a variável independente é manipulada e a variável dependente é medida.
b) Definição das variáveis relevantes
Definir operacionalmente uma variável é quantificá-la, indicar em termos numéricos como operar com ela.
c) Definir operacionalmente a variável independente defenir como foi analisada a variável independente, a duração da sua analise, mediante os grupos experimentais. …
d) Definir operacionalmente a variável dependente -definição da variável dependente.
e) possíveis variáveis a ser controlados
. Variáveis Moderadoras : “ Variáveis Moderadoras relacionam-se com determinados factores