Fichamento A Política, Aristóteles
Livro Sétimo
Da Organização da democracia – Qual é a sua melhor forma – Cautela que deve ter o legislador na organização da democracia – O que deve ser feito para consolidar a oligarquia – Das diversas magistraturas
“Mas como há várias espécies de democracias o mesmo acontecendo com as outras formas de governos, não será fora de propósito examinar se não existe ainda qualquer coisa a dizer sobre este assunto e fazer conhecer o modo de organização mais adequado e mais vantajoso a cada forma.”
(Página 136, cap.1, §1) De acordo com a diversidade de formas de governar, Aristóteles propõe pesquisar a melhor forma de organizar os governos de acordo com as diversas realidades, desde as formas de magistraturas até as mais a própria administração de categorias múltiplas. A exemplo das espécies de democracias que em cada uma contem sua forma própria de organização.
“É preciso mostrar ainda claramente que é o melhor governo para os Estados e, sobretudo como se deve estabelecer esse governo ou outro semelhante”
(Página 136, cap.1, §2)
O moderno se afirma e questiona as tradições.
O escândalo da fé para Ratzinger é o estreitamento de Deus em um único ponto da história. A fé cristã não pode ser fechada no mundo abstrato das teorias, mas deve descer a uma experiência histórica concreta que alcance o homem na verdade mais profunda da sua existência.
A fé é uma atitude hermenêutico-performativa-espiritual perante a qual: […] Na harmonia do "creio" e do "amém" torna-se visível o sentido de todo o movimento espiritual de que se trata.
A fé cristã leva ao compromisso social. Ele é seu nexo com a história dos homens e sua força transformadora e promotora de justiça e bem.
A transformação da vida do crente pode ser apreendida pelo não-crente.
Há um resíduo da fé que não pode ser traduzido para a linguagem do não crente.
São Tomás: “A filosofia é um procedimento lógico de princípios evidentes para conclusões inteligíveis”.
Na faculdade de