Fichamento da obra a politica de aristoteles
O Estado e seu Governo
todo Estado é uma sociedade
Todas as sociedades, portanto, têm como meta alguma vantagem, e aquela que é a principal e contém em si todas as outras se propõe a maior vantagem possível.
Chamamo-la Estado ou sociedade política.
A Formação da Cidade
A condição da mulher difere da do escravo. A principal sociedade natural, que é a família, formou-se, portanto, da dupla reunião do homem e da mulher, do senhor e do escravo. A natureza deu-lhes um órgão limitado a este único efeito; nós, porém, temos a mais, senão o conhecimento desenvolvido, pelo menos o sentimento obscuro do bem e do mal, do útil e do nocivo, do justo e do injusto, objetos para a manifestação dos quais nos foi principalmente dado o órgão da fala. O primeiro que a instituiu trouxe-lhe o maior dos bens. Não há nada, sobretudo, de mais intolerável do que a injustiça armada. Do Senhor e do Escravo
Após ter indicado quais são as partes que constituem o Estado, devemos, já que os Estados são formados de famílias, falar primeiro do governo doméstico. Chamaremos despotismo o poder do senhor sobre o escravo; marital, o do marido sobre a mulher; paternal, o do pai sobre os filhos (dois poderes para os quais o grego não tem substantivos).
Trata-se até, segundo outros, do elemento principal.
O Poder do Senhor ou "Despotismo"
Para conhecer o que é indispensável à composição da família, comecemos por falar do poder despótico e da escravidão, e vejamos senão seria possível encontrar sobre esta matéria algo mais satisfatório do que já foi dito até o presente.
A natureza ainda subordinou um dos dois animais ao outro. Ademais, o uso dos escravos e dos animais é mais ou menos o mesmo e tiram-se deles os mesmos serviços para as necessidades da vida.
As coisas são diferentes quando eles só estão reunidos pelo rigor da lei ou pela violência dos homens.
Da Propriedade e dos Meios de Adquiri-Ia
O talento para adquirir um bem difere claramente da