A teoria linguística de Aristóteles
-Introdução
A obra de Aristóteles é muito extensa e complexa, além de descritiva, abrange as mais diversas ciências. No livro ''Organon'' ele fala sobre o por quê se pode diferenciar o ser humano dos demais animais, o motivo citado é o exercício da linguagem e suas funções intelectuais.
1. A natureza da linguagem humana
Aritóteles já consegue identificar os diferentes sentidos e seus órgãos, dizendo que não há órgão da fala e sim a ação de órgãos já dotados de funções biológicas terminadas. A voz, mesmo sendo um atributo de todos os seres não pode ser chamada de linguagem.
A linguagem é explicada por meio da política, onde os seres humanos são animais polítipos que necessitam da linguagem para a formação da Sociedade Política, podendo distinguir o certo do errado, o justo do injusto,esses valores podem formar uma família e até um Estado.E, se a natureza não faz nada em vão, e dotou o homem de linguagem, pode se concluir que essa é a sua vocação, ser um animal político, essas características são a base para a Sociedade.
A fundamentação da bilogia, caracteriza o homem pelo poder de transformar sons em linguagem, já a ciência politica diz que o homem, por meio disso, pode organizar uma sociedade, A junção dessas concepções está inserida nas obras de Aristóteles,onde logo é:
1- a linguagem é natural, todo ser humano é provido de inteligência, com a finalidade de ser animal Político
2- A linguagem é a condição da sociedade política, sem ela , iso não existiria, pois temos a capaçidade intelectiva por conta desse dom, característica principal da