Resenha critica
MES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.
O livro se inicia relatando a história de John Daily. Casado, pai de um casal de filhos, executivo de uma empresa renomada, onde passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em sua vida profissional. Com ajuda de sua esposa, acaba indo passar alguns dias em um mosteiro para tentar refletir e colocar ordem em suas decisões.
No capítulo um, As Definições, o autor descreve o verdadeiro significado de liderança, deixando claro que, liderança não pode ser confundida com poder. Um dos principais aspectos do líder é saber ouvir, ficar atento ao que se passa em seu cotidiano, tomando decisões e aplicando princípios. Um bom líder acaba por influenciar os demais.
No capítulo dois, O velho paradigma, o autor identifica os velhos paradigmas e adaptação aos novos, para uma melhor socialização. Explica também, como eram as empresas de antigamente comparando-as com as de atualmente. Onde em tempos passados, a estrutura dos sistemas das empresas eram bastante exigentes, fazendo com que todos atendessem as vontades do chefe, onde visava apenas o lucro. Já as empresas atualmente, proporcionam uma nova estrutura, baseada na liderança, pois todos almejam a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência. Ressalta também, que o sentimento de respeito é essencial para liderar um determinado grupo.
No capítulo três, O modelo, mostra um modelo de liderança, que se baseia na liderança; autoridade; serviço e sacrifício; amor; e vontade. Quando o autor se refere a