fichamento aprendendo a pensar com a sociologia
BAUMAN, Zygmunt. Aprendendo a pensar com aSociologia. Jorge Zahar, 2010
Capítulo 1: Alguém com os outros
"Sua habilidade para tomar decisões conscientes é um exercício de sua liberdade." (pag. 34)
“Pretende-se que o ato de punição seja uma espécie de confirmação da ideia de que somos responsáveis por nossas ações.” (pag.34)
"Nossas escolhas, evidentemente, nem sempre são produto de decisões conscientes. Muitas de nossas ações decorrem do hábito."(pag.34)
"Nem todas as pessoas que buscam os mesmos objetivos conseguem conquistá-los, porque o número de recompensas disponíveis é limitado.”(pag. 35)
"Nossas ações, assim, tornam-se dependentes do julgamento de pessoas, uma avaliação sobre a qual exercemos controle limitado. Isso estipula limites de nossa liberdade."(pag. 35)
"Nós nos tornamos dependentes de outros porque são eles que pronunciam o veredicto quanto à suficiência de nossos esforços."(pag. 35)
"Nossa liberdade de agir no presente é desse modo conformada por nossas circunstâncias passadas e experiências acumuladas." (pag.36)
"[...] nossa liberdade pode não depender do que fazemos, mas de quem somos, no sentido de como os outros nos veem." (pag.36)
"Talvez seja nessa conjuntura que os grupos em meio aos quais nos sentimos à vontade sejam aqueles que limitam nossa liberdade [...]" (pag.37)
"O grupo que nos define, nos ajuda a orientar nosso comportamento e se considera provedor de nossa liberdade pode não ser aquele que escolhemos conscientemente e, assim, talvez se torne um convidado indesejado." (pag.38)
"Transformar-nos, entretanto, exigirá grande esforço contra as expectativas consideradas indiscutíveis por aqueles que nos cercam. Autossacrifício, determinação e persistência tomarão o lugar do conformismo a normas e valores do grupo." (pag.38)
"As maneiras como agimos e nos percebemos são conformadas pelas