Compactação do solo
COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
CAPÍTULO 5
Compactação dos Solos
5.1
CAPÍTULO 5 - COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
5.1
CONCEITO
A compactação é uma operação que objetiva melhorar as características de um solo, através da redução de seus vazios, tornando-o mais estável.
No campo, o solo é compactado por meio de equipamentos, como, por exemplo, rolos compactadores e compactadores manuais (figura 5.1)
Solo ompactado Rolo compactador
(a) Execução de aterro
(b) Reaterro de cava de fundação
Fig. 5.1 - Exemplos de serviços de compactação
No laboratório faz-se uma simulação do que ocorre no campo. O ensaios de compactação permitem obter a relação ideal entre peso específico e umidade.
As principais características afetadas pela compactação são a resistência ao cisalhamento, a compressibilidade e a permeabilidade.
5.2
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
O ensaio é normalizado pela NBR-7182 da ABNT, havendo também normas do DNIT
(Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre).
O equipamento básico consiste em um cilindro metálico e um soquete, com o qual compacta-se o solo dentro do cilindro. Para realizar o ensaio são compactadas 5 amostras, com valores de umidade distintos. Utilizando-se a mesma energia de compactação, obtém-se diferentes valores de peso específico seco (γd). Os pares de valores (γd x w) são plotados em um gráfico, que apresenta o aspecto da figura 5.2 .
Constata-se que, quando o solo está seco, o acréscimo de umidade lubrifica os grãos, fazendo com que o solo atinja uma maior densidade, ao ser compactado. Isso ocorre até um valor máximo de peso específico seco (γd máx), ao qual corresponde a umidade ótima
(wot). Para umidades maiores que a ótima, os grãos tendem a dispersar, ocasionando uma diminuição de γd . O trecho AB da curva indicada na figura 5.2 é denominado ramo seco. Já o trecho BC é denominado ramo úmido.
CAPÍTULO 5
5.2
Compactação dos Solos
γd γd máx
x x Soquete x x