Resumo distribuições linux
Muita gente me pergunta, mas porque tantas distribuições Linux? Porque existem as distribuições Red Hat, SuSE, Slackware, Ubuntu, Debian, Fedora e outros?
Na verdade o Linux é apenas o kernel que é o núcleo do sistema operacional, é ele o responsável por detectar e inventariar todo o seu hardware e ligar cada componente físico a um endereçamento lógico,permitindo o seu uso.
Mas para que todo esse processo ocorra é necessário um pouco deconhecimento sobre o kernel ou a sua confiança em um mantedor de uma distribuição como o Ubuntu ou Fedora. Existem vários softwares e várias bibliotecas de sistema que permitem o gerenciamento de todo o seu sistema de uma forma mais fácil, prática e bem desenvolvida. A distribuição que você usa permite você ter uma estrada lisa ou as vezes emburacada, ou muito emburacada.
Mas para cada distribuição, um tipo de conceito diferente. Por exemplo, o Red Hat sempre foi e sempre será freesoftware e opensource. A Empresa mantem o código fonte para que você possa baixar e utilizar, assim como o Fedora e o Ubuntu. Mas a grande diferença, esta na maneira em que a empresa por tras daquela distribuição, distribui o seu software final.
O Red Hat Enterprise Linux não é totalmente free, na verdade o conteúdo do CD é livre mas o que você precisa se preocupar e ter total parceira é com o trademark da Red Hat, pois a homologação desta distribuição é muito séria.Se o kernel que vem fechado ali não permite o uso, eles não vão dar o suporte. Se você compilar o kernel, perdeu o suporte. A distribuição possui uma limitação na demanda de pacotes por causa do seu suporte.
O RHEL (abreviação de Red Hat Enterprise), é livre, mas para atualizar a distribuição pelo u2pdate (versão 4), ou o yum (atual), é necessário obter uma assinatura anual, o RHN (Red Hat Network). Essa assinatura é baseada por pacotes de acordo com a demanda do cliente, que vai de 80 dolares, passa por 1200 dolares e vai ate, bom, deixa pra la.
Suas atualizações e