Fichamento - africanos vistos da europa
Disciplina: História
Professora: Fernanda Araújo Coutinho Campos
Atividade: Fichamento
Nome: Natiele Lopes Costa
Turma: Hospedagem 1A Data: 19/08/2012
Referencia Bibliográfica:
PRIORE, Mary Del; VENANCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Resumo:
O texto explica o ponto de vista dos europeus sobre o continente africano e seus habitantes. A partir do período do velho mundo o europeu começa a imaginar outros povos desconhecidos, desde então a curiosidade sobre os negros despertou o desejo de cronistas e exploradores a conhecer melhor o continente.
Deduziam que a África ou Etiópia era extremamente atacada pela radiação solar e então era inabitável, outros diziam que era constituída por seres monstruosos de rostos queimados. Além disso, crenças difundidas pelos cristãos pregavam que a cor negra remetia a escuridão, ao mal, nessas crenças a figura de satã pode possuir inúmeras formas, mas é sempre negra, até mesmo o pecador se torna negro, só sendo branco novamente depois de se confessar. A áfrica é vista como o continente dos que viviam no mal, assim começa a surgir o preconceito com o povo negro.
Haviam mais aspectos que representavam a áfrica para os autores medievais, o conto bíblico de Noé foi usado para explicar o surgimento das pessoas de pele escura. A lenda contava sobre uma maldição lançada aos descendentes de Canaã, neto de Noé, que migraram para o sul e se tornam negros, pois ficaram expostos ao sol. Essa lenda foi usada para explicar também o nome dado ao continente: ‘’Aethiops’’, era designada para nomear uma multidão de povos de pele escura, ausência de linguagem, nudez, e reações irracionais. Já a palavra África decorria de descendentes de Abraão e Cetura, chamados de ‘’afrir’’
Os estereótipos e as lendas que envolviam o povo de pele negra foram disseminados na Europa para justificar a escravidão. Passagens